Audiência debate zoneamento e uso de ocupação do solo na Zona Sul

Audiência foi realizada a pedido de moradores dos condomínios da Zona Sul, como Quinta do Golfe, receosos com a construção de torres de apartamento na região


24 de março de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara


A Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de São José do Rio Preto realizou audiência pública para debater o zoneamento e o uso e ocupação do solo na Zona Sul de Rio Preto, em especial da avenida Juscelino Kubitschek. A audiência foi realizada a pedido de moradores dos condomínios fechados da região, como Quinta do Golfe e Ecovillage, que temem a construção desenfreada de torres de apartamento na região, o que poderia causar estrangulamento de trânsito e serviços de saneamento, além da perda de privadidade.

A audiência foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Jean Dornelas (MDB), que abriu o encontro falando da "subjetividade" do Plano Diretor, que não traz regras claras e critérios para autorização desse tipo de empreendimento na região. "Precisamos de critérios definidos, para garantir a segurança jurídica para quem vai empreender e para quem já está lá. Precisamos da distribuição equilibrada do crescimento de Rio Preto. A Zona Sul é a única região de Rio Preto que não está estrangulada", disse o vereador.

Na sequência, foi aberta palavra aos moradores dos condomínios, que relataram os temos de perda de privacidade e estrangulamento dos serviços públicos. "Já temos problemas constantes de queda de energia. Já há esgotamento do trânsito. E como fica o abastecimento com a construção de torres? Queremos que se regule, que tenham regras claras", disse Paulo Goraib, morador do Quinta do Golfe.

A mesma preocupação foi relatada por outros moradores, como Carlos Sérgio Arantes e João Donizete dos Santos. "Quando compramos era zona 3, no máximo dois pavimentos.  Aí, mudou tudo. Sujiro que sejam proibidas janelas e sacadas voltados aos condomínios, bem como limitação a sete andares", disse Goraib.

A representante da Secretaria de Obras, Maria Stela Homsi, explicou os procedimentos para autorização desse tipo de obras e afirmou que não existe nenhum pedido de alvará para construção de torres de apartamento na região. "Nenhum alvará foi solicitado ou liberado este ano. E todos os critérios são avaliados para verificar a viabilidade do empreendimento. E quando precisa de obra para trânsito, abastecimento, o empreendedor realiza ou paga para a Prefeitura realizar", afirmou.

O advogado Rafael Azeredo de Oliveira, representante da OAB, sugeriu, entre outros pontos, que seja obrigatória a realização de Estudo de Impacto de Vizinhança, previsto no Estatuto das Cidades e no próprio Plano Diretor, sem, no entanto, prever a obrigatoriedade. "O que precisamos é de segurança jurídica, princípio básico, principalmente envolvendo Plano Diretor", disse ele.

Representando as construtoras, falou João Paulo Penteado, da Build. "É um importante debate e a sociedade precisa conhecer as regras. O Plano Diretor é muito bom, mas tem seus conflitos. O que não podemos é criar objeções que impeçam a verticalização. Toda cidade que passa dos 500 mil habitantes vai conviver com a verticalização. Como empreendedores, queremos convivência pacífica, não queremos tirar privacidade de ninguém. O que precisamos é de regras claras, não subjetivas".

Ao final, Dornelas disse que vai oficiar o Executivo para que, até que sejam criadas regras claras no Plano Diretor, a Secretaria de Obras não emita novos alvarás para a região. Pediu que em até 60 dias a Prefeitura envie projeto à Câmara com propostas para regulamentação do Plano Diretor.

Comunicação/Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores analisam em urgência projetos que beneficiam motoristas por aplicativos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam sete itens na 12ª sessão ordinária de 2025. São um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de...


Vice-presidente da Câmara recebe prefeito de Neves Paulista

O vice-presidente da Câmara de São José do Rio Preto, vereador Paulo Pauléra (Progressistas), recebeu na manhã desta sexta-feira uma visita de cort...


Mais Notícias >

Publicado em: 24 de março de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!